PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
POR QUE UMA EMPRESA DEVE FAZER PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO?
Não importa o tamanho da sua empresa, seja pequena, média ou de grande porte. O importante é fazer o Planejamento Estratégico, de acordo a dimensão do negócio, visto que as influências macroambientes atingem a todos.
Em nosso país, face às incertezas de um macroambiente com mudanças bruscas, especialmente, política fiscal, medida econômica que alteram de um momento para outro, provocando variações na estrutura financeira e mercadológica, daí a necessidade da empresa projetar as suas potencialidades e deficiências a fim de transitar em um novo cenário, tais como:
Aspectos sobre a concorrência, no que se refere à preço, distribuição, qualidade, clientes etc.
Dimensão do mercado onde a empresa participa.
Recursos financeiros projetados de forma garantir as possíveis vulnerabilidades.
Os níveis de instabilidade macroeconômica que poderão interferir no desempenho da empresa.
A razão maior para que a empresa elabore um planejamento estratégico é a definição da sua postura empresarial e, concomitantemente, avaliar o custo de oportunidade, buscando, sempre, o que é melhor para a estabilidade dos negócios.
Reduzir a capacidade de venda, direcionando esforços para outro produto?
Aquisição de novas tecnologias?
Repassar acréscimos de custos no preço do preço do produto e sofrer queda nas vendas? É preciso compreender que o
planejamento estratégico é um instrumento gerencial que busca maximizar as chances de sucesso e, ao mesmo tempo, minimizar
os riscos.
O trabalho consiste em analisar de forma direta, os principais pontos dos ambientes internos e externos, com foco em inteligência comercial.
É imprescindível contemplar toda essa gama de informações para planos de ação de curto e longo prazo.
Planejamento Estratégico exige tempo, dedicação e participação de todos os colaboradores da empresa, especialmente, os Diretores, no trato das informações.
Deve ser estabelecido um Grupo de Acompanhamento, a fim de discutir e orientar o trato das informações. Posteriormente, estabelecer as etapas de implementação do Planejamento estratégico.
Para isso, tudo na empresa precisa virar NÚMEROS, a fim de equalizar o Ponto de Equilíbrio do Negócio.